terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Higiene

O banho é algo sagrado, e que as Calopsitas não dispensam, se lhes permitirmos ter onde se banharem. No entanto, assim como outros pássaros, as Calopsitas não apreciam fisicamente serem colocados na água do banho e serem lavados pelos seus próprios donos. Estão habituadas
por instinto a fazer a sua higiene pessoal onde têm possibilidade para isto.
Grande parte das Calopsitas criadas em cativeiro nunca tiveram essa oportunidade exatamente devido a muitos criadores inexperientes não atentarem ao fato de que elas necessitam de um recipiente que lhes permitam entrar de corpo inteiro.
O primeiro passo será arranjar uma "banheira" adequada à ave e que incentive o seu banho regular.
Existe um mito que o banho torna as aves mais vulneráveis, isso é falso, assim como você, elas se tornariam vulneráveis caso não pudessem tomar banho freqüentemente!
No entanto, alguns cuidados deverão ser adotados; nunca as deixe diretamente sob o sol ou em zonas de freqüentes correntes de ar. Lembre-se que um banho de água de temperatura ambiente é o melhor que elas podem desejar.
Infelizmente no Brasil não existem muitas "banheiras" disponíveis em lojas do ramo, mas pode-se facilmente improvisar uma. Um recipiente qualquer que permite que ela possa se banhar por completo (caiba apenas o seu corpo), mas cuidado para que este recipiente não seja tão fundo.
Geralmente as Calopsitas costumam ficar apenas observando o recipiente durante aproximadamente 3 dias antes de finalmente se acostumarem com ele e saltarem para dentro e tomar o seu banho diário.
No inverno as Calopsitas também costumam se banhar. Mas não somente no inverno quanto em épocas frias as gaiolas não deverão estar em varandas ou em locais frios, lembre-se que assim como você, sua Calopsita poderá pegar um resfriado ou pior do que isso; pneumonia.
Caso a sua gaiola não tenha espaço suficiente para a "banheira" é um claro sinal que a sua gaiola é pequena demais para que a sua Calopsita viva confortavelmente. Com certeza você não gostaria de passar a sua vida num espaço onde mal pudesse dar 4 ou 5 passos. Com as Calopsitas é o mesmo. Compre uma gaiola maior e se possível monte um ninho por uma questão de proteção por mais que a sua Calopsita viva só. Caso queira você ainda poderá instalar um
chuveiro, e isso é bem simples, bastará providenciar um caninho que produza gotejamento e isso para as Calopsitas é muito agradável e uma ótima forma de contribuir bastante para a sua higiene e limpeza e até mesmo para a dos donos que por ventura tenham problemas respiratórios, pois diminui a disseminação de poeiras.
Foto: Internet

Foto: Internet

Um comentário: