Corte das Asas


O corte das asas apenas influencia a ave no momento de alçar vôo, ou seja, ela continuará tentando voar, batendo as asas com força e o máximo que ela conseguirá será plainar e realizar uma descida ao chão de forma suave. 

Os cuidados também são exigidos no momento de aparar as asas, pois se o mesmo for realizado de forma incorreta, poderá ocorrer sangramento ou o corte desnecessário de penas que influenciarão no visual de sua ave e na estabilidade dela para o vôo. 

É fácil identificar se existe algum problema com o corte realizado, bastando apenas observar a ave durante um vôo, ou seja, caso ela ao invés de plainar, caia (correndo grande risco de ferimentos ou lesões mais sérias) algo foi realizado de maneira incorreta.

As Calopsitas possuem 10 penas responsáveis pelo vôo, conhecidas como penas primárias (conforme ilustrado na imagem abaixo). São estas penas que devem ser cortadas, preferencialmente nas duas asas.

Seja cuidadoso para não cortar penas que ainda estão nascendo ou as penas secundárias, evitando assim o sangramento. Caso ocorra sangramento durante o procedimento de corte, deve-se arrancar esta pena totalmente através do uso de uma pinça ou da própria mão, apertando esta pena perto da pele e puxando-a.

Considerando que as penas sejam cortadas no momento após a muda, as penas cortadas levarão em torno de um ano para crescerem novamente.

 Você deve cortar as penas de numero 3 até 10 como na foto, a de número 1 e 2 não corte. 
Foto Internet



Fotos de JLB Calopsitas